SAÚDE: Como fazer jejum intermitente?

Olá leitores, hoje vamos falar sobre o tão polêmico jejum intermitente.

O jejum intermitente consiste em se alimentar durante apenas um período curto do dia, e passar a outra parte sem ingerir nenhum macronutriente (proteínas, carboidratos ou gorduras). O jejum intermitente mais famoso é o jejum 16/8 ou 16 horas, que consiste em se alimentar durante 8 horas (normalmente de 12:00 às 20:00), e jejuar durante as 16 horas subsequentes.

E qual seria o objetivo? Tudo começa na pré-história. Nossos antepassados, por falta de alimento, faziam esse jejum frequentemente, porém de forma forçada. Isso acarretava vários efeitos em seu organismo, e alguns bastante desejáveis, como queima excessiva de gordura, desintoxicação celular, estado de alerta durante boa parte do dia, etc. Portanto, esses são os efeitos desejados por quem realiza o jejum nos dias de hoje, dando ênfase à queima exclusiva de gordura, já que seu corpo gastou todos os carboidratos disponíveis durante a noite, e a única fonte energética que lhe resta são os temidos “pneuzinhos”.

Porém, nem tudo são flores. A prática indiscriminada do jejum também traz efeitos negativos. Um deles é o déficit de nutrientes caso a alimentação na janela alimentar de 8h não seja bem feita. Tanto o desjejum quanto as refeições subsequentes devem ser extremamente regulados a fim de não se prejudicar o organismo. Por exemplo, o desjejum deve ser rico em carboidratos como batata, abóbora ou mandioca. Outros efeitos negativos são baixa imunidade, fraqueza, desidratação e até mesmo doenças mais graves como hipovitaminoses e anemia.

Os resultados do jejum são inegáveis, a perda de gordura é muito alta, porém nem sempre de maneira saudável. O jejum feito “da sua cabeça” pode ser muito perigoso, pois nossos hábitos cotidianos são totalmente diferentes dos hábitos neandertais. Temos preocupações e gastos energéticos diferentes, o que também demanda uma alimentação diferente. Fora que a expectativa de vida do homem das cavernas era 1/4 da de hoje, então não pode ser base de comparação para atualmente.

Então, se você quer realmente fazer o jejum, sugiro buscar um nutricionista, pois o foco na janela alimentar é essencial para o sucesso do jejum. Além disso, se hidrate bastante, durma bem e evite bebidas alcoólicas. Tenha bastante consciência de tudo que entra em seu corpo, e faça um acompanhamento com quem realmente conhece do assunto, pois os resultados de um jejum intermitente saudável e feito corretamente podem ser surpreendentes. ;)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Circuitos Elétricos para leigos (Parte 1)

CONCEITO: O que é uma startup?